BLOG
FIQUE POR DENTRO!

VERBO TO BE – PRESENTE SIMPLES: SAIBA COMO USAR AM, IS, ARE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os phrasal verbs (verbos frasais) são muitos e indispensáveis. Eles aparecem em todas as circunstâncias, principalmente na fala e em textos menos formais. Mas isso não significa que elas também não apareçam em contextos mais formais.

Mas o que são phrasal verbs?

O verbo To Be está para a língua inglesa como o 2 + 2 está para a matemática. É o primeiro ponto gramatical dos cursos de inglês e não há brasileiro que tenha estudado em escola pública ou particular que não o conheça, ainda que já tenha se esquecido de como funciona.

O propósito deste texto é ser uma injeção de verbo To Be, no presente simples, para quem quer dar um gás e começar a realmente a sair do nível beginner (iniciante) e começar a ser mais independente no idioma. Então vamos lá que é mais simples do que você pensa!

  • O que significa?

Basicamente, significa SER ou ESTAR. Em português, quando dizemos “ele está doente”, o verbo ESTAR significa uma ação temporária. Enquanto que na frase “ele é inteligente”, o verbo SER significa uma ação permanente. Mas em inglês:

– He is sick. (Ele está doente)

– He is intelligent. (Ele é inteligente).

Podemos ver como o verbo TO BE (is) está tanto sendo usado para uma ação temporária quanto para uma permanente.

  • Como se usa?

No presente simples, o verbo TO BE tem três conjugações diferentes: am, is e are. Isso depende de quem é o sujeito da frase. Para acertar a conjugação, precisamos entender o que são as primeiras, segundas e terceiras pessoas do singular e do plural. É fácil, não se preocupe:

  • Perguntas e frases negativas

Na tabela acima, todos os exemplos são de frases afirmativas. Agora, nós vamos usar algumas dessas frases para entender como fazemos frases negativas e interrogativas com o verbo TO BE no presente simples

a) Perguntas (questions)

Ao contrário do português, em que somente mudamos a entonação da frase para transformá-la em uma pergunta, em inglês geralmente precisamos inverter a ordem do verbo com o sujeito.

Are you a school teacher? (Você é um professor de escola?) – O verbo aparece antes do sujeito, e não depois.

Is that the color you want for you bedroom? (Essa/aquela é a cor que você quer para o seu quarto?) – Pronome demonstrativo e verbo em posições trocadas.

Are we in charge while mom and dad are away? (Nós estamos no comando enquanto a mamãe e o papai estão fora?)

b) Negativas

Já para fazer frases negativas com o verbo TO BE, é necessário acrescentar a palavra NOT. Também pode haver contração do verbo com a negativa.

Contrações:

is + not = isn’t

are + not = aren’t

– These aren’t the best travel songs I know. (Estas não são as melhores músicas de viagem que eu conheço.)

– You are not always late for work. (Você não está sempre atrasado para o trabalho.)

– She isn’t a very good student. (Ela não é uma aluna muito boa.)

 

É isso! Agora é praticar. Faça uma lista de profissões, adjetivos pessoais, nacionalidades, e outros elementos que possam aparecer como o objeto do verbo TO BE, e faça o máximo de afirmações, perguntas e frases negativas que você puder.

E venha conhecer a Beils para aprender muito mais!

Você sabe qual o seu nível de inglês?

Venha testar o seu nível

de inglês

Nas habilidades seguintes:

Gramática e vocabulário

Compreensão de textos

Compreensão auditiva