Valentine’s day e outros feriados ao redor do mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
O dia 12 de junho se aproxima: é o dia dos namorados. É uma data para não se perder de vista e presentear a pessoa amada nem um dia mais tarde – a menos que você more nos Estados Unidos, onde o dia dos namorados já foi, em fevereiro.
Êpa! Como assim?

Santos do Casório

Nos EUA, como em outros locais do mundo, o dia dos namorados / Valentine’s Day se comemora em 14 de fevereiro. É o dia de São Valentim, um nome compartilhado por vários santos na igreja católica. Um deles é o São Valentim de Roma, que, de acordo com registros, foi preso por realizar casamentos para soldados romanos, que eram proibidos de se casar pelo imperador Cláudio II. No Brasil, o dia dos namorados é celebrado no dia 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por abençoar os casais jovens com matrimônios felizes e prósperos. Naturalmente, este é apenas um dos vários feriados que outros países comemoram e que não temos no Brasil. Vamos dar uma olhada em outros deles?

O cristianismo de St. Patrick’s Day

O dia de São Patrício – considerado o padroeiro mais importante da Irlanda – ocorre desde o século 17 Ele celebra a chegada do cristianismo à Irlanda, além da cultura dos irlandeses em geral. As celebrações geralmente envolvem paradas públicas, festivais,
muita bebida, comida, e bastante uso da cor verde – especialmente de um trevo conhecido como Shamrock, pois dizem que São Patrício usava um trevo para explicar o conceito da Santíssima Trindade para pagões celtas.

Abraham Lincoln institui o Thanksgiving Day

O dia de Ação de Graças é celebrado principalmente nos EUA, Canadá e ilhas do Caribe. Ele tem uma forte conotação religiosa e busca celebrar a gratidão. O dia de Ação de Graças costuma ocorrer no outono do hemisfério norte, pois coincide com a estação após as colheitas terem sido realizadas – fazendo com que o propósito da data fosse agradecer também uma boa colheita. Nos EUA, embora o feriado fosse celebrado, ele não era feriado nacional até o presidente Abraham Lincoln decretar que fosse durante seu mandato. O principal prato do dia de Ação de Graças é o peru, o que também faz que nos EUA seu nome informal seja “Turkey Day” (exatamente “dia do peru”).

Happy Cinco de Mayo!

Nos EUA, dia 5 de maio celebra a integração das culturas mexicanas/americanas. Originalmente, a data celebrava uma vitória dos mexicanos sobre os franceses no século 19, mas ela acabou se fixando na Califórnia, onde mineradores mexicanos celebraram a essa resistência aos invasores franceses. A data estourou em popularidade e começou a ser celebrada em todo o país depois de grandes campanhas publicitárias sobre a celebração, nos anos 80 Curiosamente, a data é mais simbólica no México em si, homenageando os soldados caídos em batalha, enquanto é uma festança nos EUA, celebrando as relações entre os povos.

O Oktoberfest alemão

O Oktoberfest é o festival mais tradicional de cerveja do mundo. Ele foi criado pelo rei Luís I para celebrar seu casamento, no século 19 Convidando todos os habitantes da cidade de Munique, o rei também preparou corridas a cavalo e muita cerveja para
auxiliar na festança. O festival teve tanto êxito que decidiram marcar uma nova edição para o ano seguinte e, assim, se iniciou esta tradição alemã. Em 2013, 7.7 milhões de litros foram consumidos durante um período de 16 dias. É pra ver pra lá de dobrado!

O caixote depois do Natal

Celebrado no Reino Unido e em outros países que já fizeram parte do Império Britânico, você até pensaria que, com esse nome, o Boxing Day se trataria de uma competição desse esporte, mas não é ESTE tipo de boxe de que estamos falando… O Boxing Day (Dia do Caixote, em uma tradução livre) é o primeiro dia depois do Natal (dia 26 de Dezembro), onde, por meados dos anos 1830, servidores em geral esperavam receber uma “caixa de natal” na qual podiam receber um ressarcimento por seus serviços prestados ao longo do ano. Esse dia também é um feriado bancário. No Reino Unido, Canadá, Austrália, e alguns outros países, o Boxing Day também é basicamente uma Black Friday, onde as lojas colocam vários descontos para atraírem os clientes. Bem que podia vir pro Brasil – aí o presente de Natal atrasado não doeria no bolso de ninguém…

Dia da Rainha

No dia 24 de maio, os canadenses comemoram o Victoria Day, um feriado que homenageia a rainha Victoria do Reino Unido. As celebrações envolvem desfiles e estouros de fogos de artifício, sendo uma ocasião bastante festiva. Além disso, ela é um marcador social do fim da temporada de inverno e início da temporada de verão. Por causa disso, a data é conhecida em vários lugares do Canadá como May Two-Four ao invés de May “Twenty-Four”, porque “Two-Four” é o nome que dão para os populares fardinhos de cerveja com 24 latinhas, já deixando claro que é uma farra em todos os cantos. E, claro, não para por aí. Existe uma infinidade de outros feriados que são praticados em todo o mundo que não encontramos no Brasil. Venha conhecer a Beils que teremos prazer em te apresentar a muitos outros deles!

Aprenda inglês

com método inovador e ambiente compartilhado

Conheça a Beils

Agende uma visita gratis!

Conheça a Beils

Agende uma visita gratis!

Venha testar o seu nível

de inglês

Nas habilidades seguintes:

Gramática e vocabulário

Compreensão de textos

Compreensão auditiva