Por que os verbos irregulares são essenciais para aprender inglês!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

E saiba quais são os 25 verbos mais comuns da língua inglesa

As línguas naturais, como o inglês, o espanhol e o português, têm muita história em cada região do planeta. Com o passar do tempo, elas passaram a ter as suas gramáticas, que ditam as regras de como devemos usá-las. Antes das gramáticas, as coisas eram um pouco mais nebulosas, com as pessoas (os mais privilegiados) aprendendo a ler e a escrever de formas que ainda não estavam completamente acordadas por todo mundo. Na língua inglesa, assim como no português, tentaram aplicar uma certa lógica para o funcionamento de coisas importantes, como os tempos verbais. Mas devido a essa longa história, nem tudo pôde ser simplificado. É assim que temos os verbos irregulares – aqueles verbos cujas conjugações escapam à lógica dos verbos regulares. Primeiro, vamos a uma lista organizada pelo dicionário Oxford dos 25 verbos mais comuns da língua inglesa:

  1. be
  2. have
  3. do
  4. say
  5. get
  6. make
  7. go
  8. know

9. take

10. see

11. come

12. think

13. look

14. want

15. give

16. use

17. find

18. tell

19. ask

20. work

21. seem

22. feel

23. try

24. leave

25. call

Coisas importantes para notar nessa lista são:
a)
Todos esses verbos têm apenas uma sílaba.
b)
Os três primeiros funcionam como verbos principais e verbos auxiliares.
c)
Apenas 8 deles são regulares! São eles: look, want, use, ask, work, seem, try, e
call.
d)
Os doze verbos mais comuns da língua inglesa são irregulares!
 
Já deu para perceber como estudar os verbos auxiliares é absolutamente fundamental para aprender inglês, certo? Pois nós com certeza esperamos que sim! Então vamos ver como eles funcionam. Ao contrário dos verbos regulares, que seguem padrões para a formação do passado e do pretérito (calma que já explicamos), os irregulares precisam ser memorizados por meio da leitura e da produção de língua. Para comparar melhor, vamos a exemplos de uso de 4 dos mais importantes verbos regulares:
VERBOPRESENTEPASSADO
LookThis looks delicious! (Isso parece delicioso!)I looked at my daughter and she was laughing. (Eu olhei para a minha filha e ela estava sorrindo)
WantShe wants to learn. (Ela quer aprender.)They wanted to go to bed. (Eles queriam ir para a cama).
AskHe asks a lot of questions. (Ele faz muitas perguntas.)I asked for information. (Eu pedi informações.)
TryI will try these shoes on. (Vou provar esses sapatos.)I tried to get in touch with him before lunch. (Tentei entrar em contato com ele antes do almoço.)
Como podemos ver, todos os verbos no passado seguem uma norma – todos eles têm “ed” final. E no caso de “try”, o “y” virou um “i” e depois foi adicionado o “ed”, o que também é da regra. Agora vamos aos exemplos dos 8 verbos irregulares mais comuns:
VERBOPRESENTEPASSADO
BeShe is always well dressed. (Ela está sempre bem vestida)They were here yesterday. (Eles estavam aqui ontem.)
HaveShe had a lot of work to do. (Ela tinha muito trabalho para fazer.)They wanted to go to bed. (Eles queriam ir para a cama).
DoHe does lots of interesting things. (Ele faz muitas coisas interessantes.)She did all her homework last night. (Ela fez toda sua tarefa de casa ontem à noite).
SayThey always say they will visit. (Eles sempre dizem que vão visitar.)I tried to get in touch with him before lunch. (Tentei entrar em contato com ele antes do almoço.)
GetI get too many emails on Monday. (Eu recebo muitos e-mails às segundas.)I got sick last week. (Fiquei doente na semana passada.)
MakeMy uncle makes a delicious carrot cake. (Meu tio faz um delicioso bolo de cenoura.)He made her mad when he said that. (Ele a deixou brava quando disse aquilo).
GoI always go to the same restaurant on Tuesdays. (Eu sempre vou ao mesmo restaurante às terças.)I went to school by bus yesterday. (Eu fui à escola de ônibus, ontem.)
KnowI know a great place to go shopping in the city. (Eu conheço um ótimo lugar para fazer compras na cidade.)I knew she wasn’t being honest with me. (Eu sabia que ela não estava sendo honesta comigo.)
Como podemos perceber, quando esses verbos são usados no passado, eles mudam em muito a sua forma original. Às vezes, completamente, como nos casos de were (be) e went (go).
E no caso dos três verbos mais comuns, eles também são usados como verbos auxiliares:
 
I was driving when she called – Eu estava dirigindo quando ela ligou.
 
* She has been to many different countries in Europe – Ela esteve em muitos países
diferentes na Europa.
 
They don’t like their neighbors very much – Eles não gostam muito de seus vizinhos.
 
* A frase com asterisco também nos ajuda a entender a importância de aprender os verbos irregulares. O tempo verbal é o Present Perfect, quando usamos o verbo have como auxiliar e o particípio do verbo principal. Em nosso exemplo, o verbo principal é be e seu particípio é been. Nos verbos irregulares, o particípio é sempre idêntico à forma do passado.
 
Como é impossível escapar, o melhor é mesmo é fazer a sua matrícula na Beils e aprender não somente os verbos mais comuns da língua inglesa, mas também tudo que você precisa para empoderar o seu inglês de uma vez por todas!

Aprenda inglês

com método inovador e ambiente compartilhado

Conheça a Beils

Agende uma visita gratis!

Conheça a Beils

Agende uma visita gratis!

Venha testar o seu nível

de inglês

Nas habilidades seguintes:

Gramática e vocabulário

Compreensão de textos

Compreensão auditiva