BLOG
FIQUE POR DENTRO!

RECURSOS PARA MELHORAR A SUA AUDIÇÃO DO INGLÊS!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O que a língua inglesa significa para você? Esse tipo de pergunta é feita para motivar estudantes e fazê-los pensar sobre o futuro – como eles se veem uma vez a fluência esteja adquirida, como ela mudará seus hábitos? Isso constitui uma visão, um sonho, e é isso que solidifica o interesse contínuo pelo aprendizado. Um estudante com um sonho é um estudante praticamente imparável!

Mas aí ele encara a realidade com outra pergunta:

Como realizar o sonho do inglês fluente? – O listening

Apesar da complexidade dessa pergunta, se o estudante estiver motivado para valer, ela praticamente perde sua importância. Isso se deve ao fato de que um estudante motivado é parecido com uma pessoa apaixonada – é mais importante curtir o momento do que fazer planos de longo prazo. E essa paixão é o que leva à realização do sonho, muito mais do que um plano racional com metas e essas coisas que já assustam porque tiram a graça desse relacionamento, que sai do campo do romântico e vai para o campo das atividades e esforços.

Quando a paixão vai embora, as dificuldades se transformam em montanhas! E, para grande parte dos alunos, o listening é o monte Everest. Mas não precisa ser assim. Então vamos ver uma listinha de fontes de áudio para você ir aos poucos formando a sua capacidade de compreender o inglês falado.

Recursos acessíveis para listening

A internet contém todo tipo de recurso para aprendermos a escutar melhor. Alguns deles são:

  • News in Levels: notícias reais, porém super simplificadas em três níveis diferentes, para que mesmo os alunos mais básicos consigam acompanhar tudo sem problemas. Ótimo também para aumentar o vocabulário e melhorar a pronúncia.

  • English Class 101.com: excelente site com conteúdos para todos os níveis. Você precisa se cadastrar (gratuitamente) e escolher em que nível você quer começar. A plataforma oferece centenas de opções de vídeo e áudio com temas diversos e relevantes.

  • Elementary Podcasts – British Council: com inglês britânico, claro, e melhor para quem já está pronto para se aventurar pelo nível intermediário, esse site conta com podcasts muito bem feitos, transcrições dos áudios para você poder ouvir e ler ao mesmo tempo e exercícios sobre o conteúdo apresentado.

  • The English we Speak – BBC: ótimo website com muita informação, vídeos e áudios (inglês britânico) sobre temas atuais e diversos – melhor para intermediários.

  • Voice of America – Learning English: com conteúdo dividido em básico, intermediário e avançado, o site oferece um monte de materiais em vídeo para qualquer um conseguir decolar no inglês americano. É um desses sites que dá gosto de visitar – eles têm atores, pedagogia equilibrada e sensibilidade com as dificuldades de todos os níveis – você ainda aprende a pronunciar palavras-chave e melhorar o seu vocabulário e pronúncia.

  • Splendid Speaking: esse site é voltado para quem quer falar melhor, aprender a organizar o discurso e entregar ótimos resultados em situações como em provas de proficiência em inglês. O que achamos mais interessante, entretanto, é a possibilidade de escutar outros estudantes de inglês não-nativos, como você, falando inglês muito bem. O link aqui já te leva para essa seção. – para intermediários superiores e avançados.

  • Esl-lab: Este site conta com muitas gravações com quizzes, também em três níveis e com inglês americano. Os temas são coisas corriqueiras, como a vida familiar, a faculdade, datas comemorativas, sendo uma ótima pedida para quem está saindo do básico e querendo se consolidar no intermediário.

  • Harvard Business Review Podcasts: já vamos avisar: é para quem é avançado em inglês. Mesmo assim, porque você encontra as transcrições dos áudios, qualquer um pode tentar se aventurar pelos temas relacionados mais ao mundo dos negócios, apresentados por essa excelente publicação de uma das mais prestigiosas universidades do mundo.

  • College Geek Info Podcasts: gostamos muito deste site porque é dinâmico, com temas muito úteis para a vida moderna e feito com muito esmero por gente talentosa e dedicada. Porém, não é feito para estudantes de inglês, ou seja, também é para avançados.

  • The School of Life: um dos nossos favoritos! É para avançados, uma vez que não é feito para estudantes de inglês. Mas você pode ligar as legendas no Youtube e contar com a excelente pronúncia do filósofo inglês Alain de Botton. Os temas são excelentes e encaram uma dúvida profunda: como viver?

 

Dica geral: Uma boa dica para todos, mas principalmente para quem já não é mais básico, é a acompanhar o jornalismo em língua inglesa. Isso se deve ao fato de que o jornalismo trabalha com o que chamamos de “pronúncia estandardizada”, livre de coloquialismos regionais e sotaques fortes, o que permite uma compreensão melhor. Uma coisa que você pode fazer é acompanhar um tema relevante e internacional e procurar no noticiário norte-americano, inglês, australiano, etc., as reportagens sobre o mesmo assunto. Mais importante do que entender 100% do que é dito, é entender as mensagens corretamente.

Finalmente, aqui na Beils, nós trabalhamos com um programa que mistura aulas em grupo e aulas individuais, com uma plataforma digital cheia de audiobooks, áudios em geral e que até corrige a sua pronúncia quando você grava a sua voz no sistema. E o preço é super acessível!

Venha conhecer essas e outras dicas que a Beils separa para vocês e empodere o seu inglês!

Você sabe qual o seu nível de inglês?

Venha testar o seu nível

de inglês

Nas habilidades seguintes:

Gramática e vocabulário

Compreensão de textos

Compreensão auditiva