BLOG
FIQUE POR DENTRO!

COMO SE LIVRAR DA DIFICULDADE EM APRENDER INGLÊS

COMO SE LIVRAR DA DIFICULDADE EM APRENDER INGLÊS
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Como se livrar da dificuldade em aprender inglês

Não há nenhum professor de inglês que já não tenha lamentado sobre isto com algum colega no intervalo entre as aulas: “Fulano desistiu. Disse que tem muita dificuldade e não está conseguindo acompanhar”. É simplesmente comum demais. E, quase sempre, é algo perfeitamente contornável. Na Beils, nós acreditamos firmemente que qualquer pessoa pode aprender inglês! Então vamos ver como você também pode se livrar dessa sensação de dificuldade que te impede de progredir? Vamos lá!

Essa terrível sensação

Ansiedade e angústia não deveriam fazer parte de nenhuma rotina de estudos. São sensações contraproducentes, que nos fazem sentir um fracasso. É preciso criar um ambiente em que esses sentimentos não estejam presentes se quisermos sentir prazer no aprendizado e, enfim, evoluir. Há alguns truques para atingir esse objetivo:

Não é uma competição: comparar o nosso desempenho com o dos outros é uma ótima maneira de ver a grama do vizinho mais verde do que a nossa e nos sentir mal. Não tente medir muito as coisas! Tente relaxar e curtir o que você for aprendendo. Ser constante aos poucos é muito mais eficaz do que se matar de estudar em um único dia.

– Procrastine direito: Se a gramática não está entrando na cabeça, deixe-a para depois. Uma hora ela vai funcionar. O melhor é que você pode se distrair da dificuldade ao mesmo tempo que continua aprendendo inglês.

Uma dica de ouro é separar alguns tópicos que você acha interessantes – como política estadunidense, culinária, propagação de plantas, videogames, economia, o que seja.

Depois de enumerar alguns, procure em inglês um vídeo, um texto, um podcast, qualquer material interessante que esteja alinhado a cada tópico. Só de fazer isso, você já libera a sua cabeça para a parte curiosa e legal de entender um assunto. O inglês é só o meio, e não o fim.

– Abandone o “eu sou ruim nisso”: ninguém é realmente ruim com as línguas. Se isso fosse verdade, nem este texto você estaria lendo agora. Ainda que haja aqueles que têm mais facilidade, qualquer um é capaz de aprender. Não caia nessa de diminuir o seu potencial. Entenda a si mesmo! Procure entender de que forma você aprende melhor e use isso ao seu favor. Aprenda sobre as diferentes maneiras de aprender!

Problemas cognitivos: algumas pessoas realmente têm algumas questões de ordem neurológica que atrapalham a retenção e o entendimento de conhecimentos novos. Se esse for o seu caso, procure seriamente um diagnóstico que o permita reconhecer essa dificuldade. Com isso, você também saberá adaptar o aprendizado e conversar com o seu professor sobre como contornar a situação. É normal e perfeitamente possível.

Engatinhar antes de correr

A maioria das pessoas que sentem dificuldade para aprender pulam do barco antes mesmo do nível intermediário. Há muitas razões possíveis para isso. Mas elas geralmente se aliam à possibilidade de você estar cobrando muito de si mesmo. Então pense assim: será que uma criancinha se cobra demais por não entender a canção de ninar que sua mãe está cantando?

Uma língua nova tem um monte de coisas novas que vêm junto. Os sons, por exemplo, muitas vezes são algo completamente diferente do que estamos acostumados. É preciso ter a humildade de sair por aí repetindo sílabas, palavras inteiras, frases, e ir correndo por fora. Humildade é a palavra-chave aqui. Se você aceitar ir devagar, vai acabar aprendendo mais rápido do que imagina. É a pressa e a cobrança de querer correr antes de engatinhar que põe tudo a perder.

O que mais podemos fazer por você

Além de bons e úteis conselhos, você também se beneficiar enormemente de um material de alta qualidade, que se adapte a você e ao seu nível. Felizmente, podemos definitivamente afirmar que a Beils tem um material assim.

A nossa plataforma de inglês funciona de forma simples e completa. Você pode optar por seguir tudo passo a passo ou ir direto aos temas da língua que mais gostaria de aprender. Leitura, escrita, audição e fala, as quatro habilidades estão incluídas nele. Mas olha só:

O programa de fato grava a sua voz, analisa a sua pronúncia e te corrige!

E na hora que você quiser, pelo tempo que achar necessário. São mais de duas mil horas de conteúdo disponível, divididos por níveis de dificuldade e também por profissões. Ou seja, você pode melhorar o seu inglês de forma geral e ainda trabalhar temas que são pertinentes à sua carreira e aos seus interesses.

Tudo isso vem junto de aulas em grupo e particulares, permitindo uma interação total e também um precioso momento para tirar todas as suas dúvidas diretamente com o professor.

Não temos provas ou conteúdos rígidos, então você não fica repetindo as mesmas coisas de maneira mecânica e a sua evolução ocorre no seu próprio tempo. O avanço aos níveis superiores ocorre por meio de uma avaliação contínua e não por meio de avaliações gramaticais.

Tudo isso é pensado com cuidado para você aprender a língua do jeito que acreditamos ser o mais correto: encarando-a como uma parte natural da vida e não como um conhecimento externo que devemos aprender para passar numa prova.

É um modelo que dá certo. E você nem precisa ter medo do investimento, que é surpreendentemente baixo em comparação às escolas tradicionais. E ainda dá para fazer tudo online, começando o quanto antes.

Não desista de você. Nós prometemos que também não desistiremos.

Conheça nosso blog e conecte-se com a gente!

Be Beils!

Você sabe qual o seu nível de inglês?

Venha testar o seu nível

de inglês

Nas habilidades seguintes:

Gramática e vocabulário

Compreensão de textos

Compreensão auditiva