As dicas certas para aprender inglês mais rápido

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aprender inglês é uma tarefa desafiadora, mas não precisa ser difícil. É tudo uma questão de perspectiva e organização. Se você se preocupar mais em incorporar a língua inglesa ao seu cotidiano, vai ver como o seu inglês vai deslanchar de forma natural. Seguem algumas dicas para acelerar o seu domínio do inglês.

Estude um pouco todos os dias

É só um pouco mesmo, coisa de 20 minutos ou meia hora. Assim como os músculos do seu corpo, o seu cérebro se beneficia mais de exercícios diários mais curtos do que de grandes e exigentes maratonas com alguns dias de intervalo. Um pouco todos os dias basta para o seu cérebro assimilar o conteúdo estudado e se lembrar dele depois. Quando inserimos muita informação de uma vez só e fazemos um intervalo mais longo, há grandes chances de que a gente se esqueça de boa parte depois. Você pode usar esse tempo diário para rever o conteúdo de uma aula, seguir um livro de gramática unidade por unidade, escrever pequenos textos, treinar a falar, ler e compreender uma reportagem em inglês, etc. O importante é cultivar o hábito.

Use aplicativos e redes sociais em inglês

É exposição frequente à língua que faz com que a gente aprenda sem muito esforço. Uma boa dica é configurar as suas mídias sociais para que estejam em inglês – os botões, os menus, as notificações… a princípio, pode até parecer um pouco estranho, mas como você já está acostumado(a) a usar esses aplicativos, você saberá o que tudo significa de forma intuitiva e vai até se esquecer de que ele está em inglês. Também é importante seguir personalidades, páginas de notícias e temas do seu interesse, mas que sejam de países de língua inglesa. Assim, você traz um pouquinho mais de inglês para a sua vida de forma natural e vai se familiarizando mais com a língua.

Veja documentários e notícias

Essas são ótimas fontes de língua falada para você acostumar os ouvidos. As notícias funcionam muito bem porque existe um padrão da forma de falar. Os repórteres e apresentadores falam de maneira clara, enfática e coesa. Não se preocupe em entender tudo! O importante é entender sobre o que eles estão falando. O maior benefício é conectar as ideias com as palavras-chave e os sons. Isso também vale para documentários, com a diferença de que neles a linguagem poderá ser mais regional, talvez até com gírias e expressões locais.

Veja filmes e séries

A ideia aqui é parecida com o que ocorre no caso das notícias: você vai se acostumando aos sons e às ideias, sem ter a obrigação de entender tudo o que é dito. A diferença é que nos filmes, há muitos sentimentos que são mostrados por meio do comportamento dos atores e das coisas que eles dizem. Assim, você tem uma maior variedade de temas para entender novas palavras-chave e seus sons. Um bom exercício é ver uma série ou filme que você já tenha assistido antes. Desligue as legendas e se concentre nas pessoase nas ideias.

Rir e cantar

Ser capaz de rir de histórias engraçadas e piadas contadas em inglês envolve um nível elevado na língua. O sentido só se completa se formos capazes de entender tudo ou quase tudo do que é dito. Você pode usar as legendas para ouvir o stand-up de comediantes famosos, como Jerry Seinfeld (que fala de maneira fácil de entender) e, após entender tudo, tirar as legendas e ouvir de novo. Você também pode ouvir músicas junto com a letra até memorizar – o que é mais fácil por causa da melodia. Depois, é só cantar. Se cantar não for o seu forte, não tem nenhum problema. A questão aqui é pronunciar bem as palavras (e não atingir as notas musicais do Michael Jackson).

Tenha o hábito de pesquisar em inglês

Você ouviu ou leu um termo desconhecido? Não fique só no tradutor. Procure o significado e outros usos do termo pesquisando na internet. Na caixa de busca, você pode colocar qualquer termo seguido da palavra definition (definição). Os resultados terão as explicações de que você precisa para entender o significado. Outra dica é digitar somente o termo e, quando surgirem os resultados, clicar em notícias (ou news se você já tiver configurado o seu navegador para o inglês). Você vai encontrar essa palavra usada no meio de alguma reportagem, facilitando o entendimento de como ela deve ser usada.

Aprenda outros conteúdos em inglês

É sempre bom aprender coisas novas. Na internet, há cursos gratuitos dos mais variados temas em sites de vídeos, em páginas de universidades renomadas e muitos outros recursos. Você pode aprender filosofia, matemática, astrofísica, programação, moda, culinária, tudo ao seu alcance, em inglês, e sem pagar nada.

Desafie o seu nível

É importante estudar para dominar os conteúdos do seu nível. Mas quando você entra em contato com materiais produzidos nos países de língua inglesa para os falantes nativos da língua (textos, filmes, música, etc.), você pode baixar as expectativas e se preocupar somente em entender as mensagens principais e em expandir o seu vocabulário. Apenas estando exposto(a) à língua em níveis mais avançados desde o começo, você terá maior facilidade em entender coisas mais complexas no decorrer do seu curso. É importante repetir: o desafio não é entender a língua, mas estar em constante contato com ela. Assim, o entendimento e o uso serão uma consequência natural. Empodere o seu inglês! Venha conhecer a Beils!

Aprenda inglês

com método inovador e ambiente compartilhado

Conheça a Beils

Agende uma visita gratis!

Conheça a Beils

Agende uma visita gratis!

Venha testar o seu nível

de inglês

Nas habilidades seguintes:

Gramática e vocabulário

Compreensão de textos

Compreensão auditiva